quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Brothers e a História de Torres - RS.





Assunto da Semana:


As Praias de Torres - RS



O município de Torres tem fama internacional como balneário do Rio Grande do Sul, pois sua praia é a única do litoral gaúcho que possui morros na orla, todos os demais balneários do litoral do Estado mostram uma geografia plana. Torres, ao contrário, tem um desenho acidentado e interessante tanto para turistas como para geólogos, pois o tipo de suas formações rochosas é bastante raro no Brasil, e parte delas são preservadas no Parque da Guarita. Infelizmente em anos recentes a paisagem, urbana e natural, tem sofrido uma descaracterização com a especulação imobiliária, que produziu uma série de espigões no centro, alguns bem mais altos que os morros, que eram o principal cartão-postal da cidade. O Morro do Farol foi especialmente prejudicado, por ter recebido em seu topo altas torres de telecomunicação.

Mesmo assim o lugar ainda mantém um bom poder de atração por suas outras belezas, muitas ainda felizmente melhor preservadas. É também um bom local para a prática de trekking, paragliding e surf. Anualmente acontece o Festival de Balonismo, reunindo grande número de participantes, colorindo os céus da praia com suas aeronaves.

Outro ponto marcante da cidade é o Rio Mampituba, que deságua em Torres, fazendo a divisa natural do Rio Grande do Sul com o Estado de Santa Catarina. O município conta também com as águas da Lagoa Itapeva e do Violão.

Na próxima semana, conto mais aprofundado de cada praia da Cidade.

Nenhum comentário: