quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lei de Incentivo ao Esporte é responsável direta pela evolução da Canoagem Velocidade do Brasil

Em busca por medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a parceria com a empresa Usiminas é fundamental para a evolução técnica da modalidade no país

A modalidade de Canoagem Velocidade está em franco crescimento desde as Olimpíadas de Atenas, em 2004. Nestes cinco anos, o esporte tem conseguido quebrar vários recordes e sua evolução é visível nos resultados atingidos deste então. Contudo, foi apenas depois da parceira entre a Confederação Brasileira de Canoagem e a empresa Usiminas, por meio do apoio da Lei do Incentivo do Esporte, que a modalidade começou a ter resultados mais expressivos.

Um exemplo disso foram as conquistas alcançadas pela categoria Canoa, da Canoagem Velocidade. Desde 2005, data em que foi reformulada a categoria dentro da Confederação Brasileira de Canoagem, a canoa tem crescido exponencialmente e hoje já é uma referência na América Latina.

“Quando entrei em 2005 na CBCa, como técnico da canoa, a modalidade estava sediada em Curitiba (PR) com oito atletas Sêniors e sem treinador durante um ano. Quando nos mudamos para São Bernardo (SP) a equipe cresceu com a entrada de quatro atletas Júnior que eu trouxe junto comigo (Juan Emanuel, Diego Alves, Leandro dos Santos e o Nivalter Santos)”, contou Pedro Sena, técnico da Seleção Brasileira de Canoa e descobridor de Nivalter Santos, canoísta brasileiro que participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Foi neste momento que surgiu um atleta determinado e que sempre esteve disposto a aprender e a treinar. Com o crescimento do jovem Nivalter Santos na canoagem, outros Sêniors começaram a acreditar no treinamento empregado por Pedro Sena, pois todos viram o surgimento de um atleta técnico e bem condicionado, tornando-se atualmente o melhor atleta do Brasil e da América do Sul em sua categoria.

“Eu sou um apaixonado pelo que faço e nunca desisto do que eu acredito. Tenho uma frase que levo sempre comigo: ‘Para quem está com Deus obstáculos são estímulos’. Mas o trabalho mais importante foi acreditar na canoa olímpica do Brasil e através de um guerreiro como o Nivalter, que sonhou junto comigo que poderíamos chegar a Pequim. Isso mostra aos jovens que é possível sonhar, e graças a Deus hoje temos muitos outros talentos que ainda irão dar muitas alegrias ao povo brasileiro”, disse Sena.

Para o atleta Nivalter Santos é preciso um maior investimento nos canoístas brasileiros para eles passarem de meros figurantes em competições internacionais e venham a ter resultados mais expressivos nos eventos de grande porte. “Meu objetivo é me preparar bem para Londres, em 2012. Espero conseguir mais apoio para sair de lá com um grande resultado, e não com uma simples participação”, disse Nivalter.


Mudança para Santos e mais resultados expressivos

Depois de São Bernardo a equipe brasileira de canoa mudou-se para Santos, em 2008. Com o apoio da Usiminas, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, os canoístas tiveram muito mais oportunidades de competir em eventos internacionais, o que acarretou diretamente numa maior evolução técnica da modalidade (veja o Box).

Terceira Etapa da Copa do Mundo 2009 - Szeged, Hungria - Ouro no C1 200m e 5° no C1 500m
Campeonato Pan-americano 2008 - Montreal, Canadá - Prata nos 500m e ouro nos 200m
Segunda Etapa da Copa do Mundo 2008 - Duisburg, Alemanha - 8º lugar nos 500m
Terceira Etapa da Copa do Mundo 2008 - Poznan, Polônia - 5º lugar nos 500m e 5º lugar nos 200m
Jogos Olímpicos de 2008 - Pequim, China - 14º lugar entre os 18 melhores do mundo.
Campeonato Sul-americano 2008 - São Paulo, Brasil - Em 14 provas disputadas, 10 ouros e 4 pratas.
Campeonato Sul-americano de 2009 - Buenos Aires, Argentina - 14 provas disputadas, 10 ouros.


“Sem o apoio privado não teríamos conseguido chegar a estas vitórias, eles realmente são essenciais na vida da canoa olímpica brasileira”, disse Sena que hoje treina oito atletas da seleção e mais oito atletas de um projeto social apoiado pela Associação dos Funcionários da Cosipa/Usiminas.

Bons resultados e marcando a história da canoagem

A canoa começou bem as disputas em 2009. Das 14 provas do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade, realizado no mês de abril, na Argentina, o Brasil ganhou 12 ouros e ficou em segundo lugar em mais duas provas. Depois vieram a participação nas três etapas da Copa do Mundo, que aconteceram na República Tcheca, Polônia e Hungria, essenciais para a o aprimoramento da experiência para os atletas brasileiros. E foi na Hungria que veio o melhor resultado já conquistado pela canoa em toda a história da Canoagem Velocidade. Em Szeged o jovem Nivalter, hoje apenas com 21 anos, conquistou a medalha de ouro na prova do C1 200m, melhor resultado da categoria em mais de 20 anos de canoagem no Brasil.

“Os resultados e a evolução do Nivalter na Europa mostram que o atleta deixou de ser uma promessa para se tornar uma realidade da canoagem brasileira. Desde seu começo ele vem quebrando recordes e tabus no esporte, como por exemplo, quando classificou pela primeira vez uma canoa brasileira (C1) para uma Olimpíada (2008, Pequim) e agora, com esta medalha de ouro numa Copa do Mundo”, comemorou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Outra importante competição internacional que o Brasil pretende participar este ano, com chances de medalhas, é o Campeonato Pan-americano, que acontece mês que vem (julho) no Rio de Janeiro

“Esperamos competir de igual pra igual com Cuba, Canadá e México. Temos ótimos atletas para competir no Rio de Janeiro e estou muito motivado para esse evento em especial. Também temos o Campeonato Mundial Sênior, marcado para agosto, no Canadá. E com todas essas participações nos eventos relatados teremos uma boa preparação e nossa equipe estará no seu auge. Todos esses eventos servem para nossa preparação visando os próximos Jogos Olímpicos, em Londres, em 2012”, argumentou Sena.

E Nivalter Santos dá o tom para aqueles estão apenas começando: “Se preparem para as dificuldades, mas tenham um objetivo, sigam em frente e não desanimem”, completou o jovem talento brasileiro.

Nenhum comentário: