quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Diário de Bordo - Expedição de Inverno


Salve galera!

A Expedição de Inverno foi realizada nos dias 23 e 24 de julho de 2011, sendo assim o frio era o principal convidado, mas uma expedição dessas não começa na água, através de e-mail convidando o pessoal e sendo convidados caso do Brothers Adventure dessa vez, convidados pelo Márcio Presidente do Grupo Osório de Canoagem, depois do convite nos envolvemos em datas e trajetos, passamos os convites a todos dos Brothers Adventure, mas somente Eu "Brother Rogério" e o Brother Fernando, fomos a mais uma grande Expedição.

Linguagem dos Clubes e Grupos de Canoagem:
Nós dos Brothers Adventure usamos para nossas aventuras a nomeação "Expedição".
O Grupo Osório usam para suas aventuras a nomeação "Remada".

Pois bem, chega o dia anterior da remada, os equipamentos e mantimentos são arrumados, são conferidos e novamente conferidos e sempre acabamos esquecendo algo.
No dia dos barcos na água saímos cedo de Torres-RS, 6hs da matína já na estrada a bordo do carro o Sr. Paulo e Ana, meus pais "apoio" e é claro eu e o Fernando rumo a Osório.
Chegamos no horário estipulado, cumprimentamos o pessoal que já se encontravam no ponto de partida, e conhecemos novos Amigos aventureiros, eram eles o Sr. Egon, Leonardo Esch e a Tiane esposa do Leonardo, depois dos cumprimentos arrumamos as tralhas nos caiaques nos despedimos do carro de apoio, é hora de botar os remos na água.

Barcos nas águas da Lagoa Peixoto a primeira lagoa do dia, éramos 9 aventureiros, na lagoa do Peixoto estavamos bem abrigados do vento, uma remadinha para esquentar, logo chegamos no Canal do Peixoto, um sinal era nos dado, vento e correnteza contra, o canal estava cheio devido os longos dias de chuvas que antecederam a expedição, nos reagrupamos embaixo da ponte no canal, nos aproximávamos da Lagoa da Pinguela sentíamos o vento cada vez mais forte e as ondas já faziam seu volume.

Enfim a chegamos lagoa da Pinguela, ondas mas muitas ondas e o vento forte viam contra nossas embarcações carregadas com nossos equipamentos de camping e mantimentos, tudo sob controle os bravos aventureiros atravessaram a lagoa sem problemas, fizemos uma breve parada na Lagoa do Palmital para um café.

Já no final Lagoa do Pinguela as ondas e o vento deram uma trégua para nós, devido a proximidade dos Morros que contornam a lagoa, uma ocasião para os fotógrafos registrarem a beleza da Mãe Natureza.

No encontro da lagoa da Pinguela com a Palmital as ondas e o vento nos fazem companhia novamente, mais um bom teste de equilíbrio e conhecimento dos bravos caiaques. Após atravessarmos a lagoa fomos um ponto já conhecido por nós, um lugar muito bonito com uma paisagem sem igual, bem abrigados do vento norte, ideal para fazer o almoço e reunião, após almoçarmos fomos verificar a intensidade do vento e o tamanho das ondas na Lagoa das Malvas, já que estávamos em um Pontal que dividia ambas lagoas.

Com o vento cada vez mais forte e correnteza contra, e a cheia das lagoas, seria muito arriscado seguir adiante, pois o próximo local para acampamento seria somente do outro lado da lagoa após ainda atravessar o canal, onde a enchente redesenhava o canal, nos deixando sem ponto de acampamento caso nos atrasarmos.

Pensando na segurança de todos decidimos acampar no local do almoço, e isso já eram passados das 14hs, resolvemos então conhecer o local, já catando lenha para a fogueira.

Cai a noite nós com o acampamento montado, todos em roda da fogueira, ajeitamos uma brasa para assar a carne, o vinho ia sendo consumido por todos, de mão em mão o copo ia passando, e companherismo e histórias eram divididas, os causos de outras expedições e experiência também faziam parte da prosa, em meios a risadas e registros fotográficos chega a hora do descanso.

Ao amanhecer a natureza nos brinda com um lindo raiar do sol, o pessoal fazem alguns registro do momento, enquanto o acampamento vai despertando para um novo dia.
Tem-se o início do café com a programação em pauta, resolvemos então fazer o caminho de volta, registramos o momento, fizemos nossa despedida (Rogério e Fernando) já que combinamos com nosso resgate vir nos buscar mais cedo.

Em abraços e companherismo fica registrado mais um grande momento em que o esporte e a natureza são capazes de nos proporcionar. Viva o esporte, Viva a Canoagem.

Obrigado a todos participantes de mais uma Expedição.

Rogério - Brothers Adventure
Fernando - Brothers Adventure
Márcio
Pardal
Germano
Leonardo
Tiane
Égon
Fernando

Abraço e boas remadas...

Foto: Germano Greis

Foto: Germano Greis

Foto: Leonardo Esch

Foto: Leonardo Esch

As demais fotos estão no orkut.

Todos os créditos fotográficos são de Germano Greis "caiaquesetralhas.blogspot.com" e Leonardo Esch "leonardoesch.blogspot.com".



3 comentários:

Brothers Adventure disse...

Estamos prontos para próxima...

Álvaro e Adelaide disse...

Olá,
Gostarai de iniciar a prática de canoagem e não sei por onde começar. Gostaria de receber, se possível, de vocês, sugestões de site que falem a respeito do tema e também sugestão de compra de caiaque (qual o modelo e marca e onde posso adquirí-lo).
Abraço,
Álvaro.

Álvaro e Adelaide disse...

A propósito,
meu e.mail: alvaroeadelaidemundoafora@gmail.com

Abraço,

álvaro.