1º Travessia Lacustre de Canoagem do Litoral Norte
Um desafio de 90 km navegados em barcos a remo “caiaques” divididos em dois dias, navegados por 7 Lagoas, sendo elas, Lagoa da Itapeva, Lagoa dos Quadros, Lagoa da Malva, Lagoa do Palmital, Lagoa da Pinguela, Lagoa do Peixoto e Terminando na Lagoa do Marcelino, interligadas por 4 Canais, sendo eles o Canal Cornélios, Canal do João Pedro, Canal do Peixoto e Canal do Marcelino.
O mesmo trajeto usado no século passado por embarcações que faziam o transporte comercial e de pessoas entre os portos de Torres a Osório, naquela época a falta de acesso ás colônias e a necessidade de escoamento dos produtos locais forçaram a criação da Cia. de Navegação Lacustre Osório – Torres, que, combinada á linha férrea Osório-Capivari, ligava via Lagoa do Casamento e dos Patos, a Colônia de Porto Alegre.
Um Trajeto recheados de histórias, como do Naufrágio do Rebocador Bento Gonçalves, em 20 de setembro de 1947, no qual morreram 18 pessoas, a saga de Giuseppe Garibaldi, com o Barco Seival e suas Tropas, a caminho de Laguna, para enfrentar os Portugueses que os esperavam pelo mar, fora outras dezenas de acontecimentos e lendas que habitam a região.
Hoje podemos contar da mais nova História da Navegação em nossa região, a 1º Travessia Lacustre de Canoagem de Litoral Norte, realizada no dia 16 de outubro de 2010, em um sábado nublado, nós desafiantes passamos pela interminável Lagoa da Itapeva, e o Canal Cornélios, navegando quase 52 km, fomos obrigados a montar um acampamento selvagem bem abrigado ainda cedo, pois o tempo estava por virar de vez, o mau tempo chegou e nos acompanhou durante o acampamento, depois de uma confraternização com um bom churrasco campeiro, aguardamos um domingo com condições mais favoráveis para canoagem.
Assim que amanheceu observamos um domingo chuvoso e com muito vento, resolvemos adiar a conclusão da travessia.
Foi neste domingo dia 28 de novembro de 2010 foi realizado a conclusão da travessia, um dia perfeito para canoagem, tínhamos quase 40 km pela frente, 5 lagoas e 3 canais, que foram navegados com tranqüilidade em um ótimo clima de parceria acompanhados de boas risadas, fora isso fomos contemplados com belas paisagens e inúmeros momentos juntos a natureza que só abordo de um caiaque conseguimos desfrutar.
É assim com muita satisfação, que venho agradecer a todos os 24 remadores participantes tanto da 1º e da 2º etapa, um muito obrigado a todos e se preparem ano que vem tem mais.
Rogério Daitx
Clube de Canoagem Brothers Adventure

Saída do Canal Cornélios

Lagoa dos Quadros

Lagoa dos Quadros ao fundo o Canal Cornélios


Ondas na Lagoa dos Quadros levantavam a proa



Hora da bóia...

Quer um pouco?

Conferindo o Trajeto

Fazendo a digestão...hehe


Depois do almoço um pouco mais de remo, e uma parada para refrescar





Último Canal da Travessia


Chegando a Última Lagoa

Mais um objetivo Concluído....

Gurizada que Concluiu a travessia
As medalhas e troféus foram fornecidos pelo SESC-RS, que apoio o evento!
Relatório Final:
90km navegados
7 Lagoas
4 Canais
24 Participantes
8 Atletas concluíram a Travessia.
A todos os participantes;
Sentimos a falta daqueles participantes que não puderam comparecer a conclusão por motivos variados seja de trabalho, saúde ou outros.
Grande abraço e boas remadas...
4 comentários:
É isso ae gurizada!
Essa gurizada pode dizer que remou de Torres até Osório, pelas antigas rotas de navegações das lagoas e canais do litoral Norte. Poderia alguém dizer que é pouco, mas, é mais um evento que divulga a canoagem no RS e, deixa portas abertas para novos praticantes desse esporte junto a natureza e sem restrições de idade.
Abraços,
Muito lindo! Ainda bem que existem pessoas que cuidam da natureza.
Falou em lagoa: lembro-me de minha terra Maquiné.Com sua encantadora lagoa e muitas montanhas em sua volta.
Adoro estar lá,poder caminhar entre a natureza e não cansar de admirar a belaza da lagoa.
Ao amanhecer se torna um espetáculo, os raios do sol banhando-se nas águas da lagoa dos Quadros.
Muito obrigado Beatriz...
É um imenso prazer remar e desfrutar da mãe natureza...
Postar um comentário